Enóloga Patrícia Peixoto

foto de Patrícia Peixoto

Nota Biográfica

Nascida a 27 de junho de 1978 em Braga, licenciada em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2003. 
No segundo ano do curso fiz o meu primeiro estágio de vindima, na região dos Vinhos Verdes. Posteriormente fiz uma vindima no Douro, onde toda a história, paisagem, gentes e costumes se conjugam de forma única e surpreendente e descobri que afinal “havia mais amores”. Não há região igual ao Douro, mas há diferenciação, beleza e particularidades em todas as regiões. 
No final do curso, quis experimentar a área científica e fiquei durante uns meses nos laboratórios de investigação da Universidade Católica do Porto, onde fiz o meu trabalho final acerca dos compostos aromáticos existentes em 3 castas diferentes: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, utilizando novos métodos de análise como “sniffing”.
A vida profissional teve início na região da Beira Interior, na Adega Cooperativa da Covilhã em 2003, seguindo-se a partir de 2005 a região dos vinhos Verdes nos projetos Solouro e depois em 2005 na Cavipor (grupo Enopor). 
De 2006 até final de 2022 estive como diretora de produção e Enologia no Alentejo, na Casa Santa Vitória (pertencente ao grupo hoteleiro Vila Galé). 
Atualmente de regresso à região dos Vinhos verdes, onde desempenho as funções de Direção de produção e Enologia nas Quintas de Melgaço desde janeiro 2023.