Curiosidades e Mitos

Quanto mais velho for o vinho, melhor?

Dependendo do potencial de envelhecimento do vinho, há vinhos que evoluem favoravelmente, enquanto outros não. Tendencialmente, os vinhos com melhor potencial de envelhecimento são aqueles que, quando novos, apresentavam uma qualidade superior.

O vinho tinto só pode ser servido com carne e o branco com peixe?

É efetivamente um mito nos dias de hoje. Existem vários tipos de vinhos brancos e tintos, desde os mais leves e frutados até aos mais encorpados e complexos, incluindo brancos com madeira. A escolha do vinho para acompanhar a comida depende do prato, do vinho em si e também do gosto do consumidor. Tendencialmente, os vinhos brancos são mais frequentemente associados a pratos de peixe devido à sua leveza e frescura, enquanto os tintos combinam bem com pratos de carne especialmente os mais alcoólicos e encorpados.

Um vinho Reserva é melhor do que um vinho “normal”?

Tendencialmente, sim, embora isso dependa do nível de qualidade do produtor. Pode haver vinhos DOC que são superiores a Reservas. Dentro do mesmo produtor, o Reserva é geralmente de melhor qualidade do que um vinho DOC e, normalmente, mais caro. 

O preço do vinho define a qualidade?

Não é uma regra absoluta. Dependendo do posicionamento e valor da marca no mercado, produtores mais conhecidos conseguem extrair valores de venda mais altos, muitas vezes com vinhos de qualidade semelhante e, por vezes, inferiores a produtores menos mediáticos ou conhecidos.

Misturar vinho tinto com vinho branco dá Rosé?

Os rosés são feitos, na maioria dos casos, com uvas tintas, onde o mosto é separado imediatamente das películas para evitar ganhar cor (chamada a técnica de bica aberta). Seguem o processo de produção de um vinho branco. Existem algumas exceções onde, por tradição, se misturavam uvas brancas e tintas para fazer uma espécie de vinho rosado chamado “palhete”. Há ainda vinhos rosados produzidos por sangria de cubas tintas, logo após a carga das mesmas, para aumentar a concentração do futuro vinho tinto.

Vinho branco faz-se com uvas brancas. Vinho tinto com uvas tintas?

Sim, embora existam os vinhos “Blanc de Noir”, que são brancos produzidos a partir de uvas tintas. Nesses casos, o mosto passa por um tratamento de descoloração antes/durante a fermentação alcoólica para dar origem a um vinho branco. Esse processo é habitualmente utilizado na produção de espumantes, uma vez que, este tipo de vinho tende a contribuir para uma maior capacidade de envelhecimento do futuro espumante.