24 de Junho de 2014

Banner: Apresentação na UTAD do livro “Caramulo, Crónica Romanceada”, do Dr. António Passos Coelho
Dia 24 de junho, às 18h, será apresentado, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o livro “Caramulo, Crónica Romanceada”, da autoria do Dr. António Passos Coelho.
Trata-se da reedição da obra que aborda a vida e os sentimentos dos doentes que ocuparam aquela que outrora foi a maior estância de tratamento de doenças pulmonares do país.
O evento contará, ainda, com apresentação pública de um documentário histórico sobre a estância e uma exposição fotográfica, ambos desenvolvidos por quatro alunos dos Cursos de Comunicação e Multimédia, da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD, depois de seduzidos pelo encanto, pela história e pelas memórias daquela estância.
A estância sanatorial do Caramulo foi criada nos anos 20, pelo Dr. Jerónimo de Lacerda, para combater um dos maiores flagelos da sociedade europeia de então, a tuberculose, uma doença infeciosa também conhecida como “tísica pulmonar”, ”peste cinzenta” ou “doença do peito”. Esta foi uma das mais importantes estâncias da Europa, chegando a receber, por ano, perto de 2000 doentes, dando emprego, direta ou indiretamente, a grande parte dos habitantes da região.
Conhecido sobretudo como médico pneumotisiologista, o Dr. Passos Coelho dedicou também tempo à actividade política e à escrita. No plano político, exerceu funções de Presidente da Assembleia Municipal de Vila Real. No plano literário, além de colaboração episódica e dispersa em algumas revistas, conferências e comunicações, publicou dois livros de contos, um livro de poesia e um romance.
Os livros de contos, Gente da Minha Terra e Histórias Selvagens, saíram em primeira edição em 1960 e 1963, respectivamente. O livro de poesia, intitulado Material Humano, saiu em 1997. O romance Caramulo, teve a sua primeira edição em 2006.
A apresentação do livro terá lugar no Auditório de Geociências da UTAD e sera aberta a todos os interessados.

24 de Junho de 2014
, , ,