Apresentação do livro-disco (poesia e canções) em quatro línguas POESIS da autora franco-portuguesa Elisabeth Oliveira com o cantor Manoele de Felisa

16 de Março de 2018 @ 21:00

Cartaz: Traga.mundos

POESIS, livro-CD da autora Elisabeth Oliveiraé um livro de poemas em galego, espanhol, português e francês acompanhado de um disco com onze canções e duas leituras da mão de quatro cantores das quatro línguas.
Trata-se de um poemário que percorre mais de vinte anos de escrita em francês, nos primeiros anos da sua autora, nascida em Lille (França) e em português, língua materna da família Oliveira, espanhol e galego, estes escritos a partir da deslocação de Elisabeth Oliveira à Galiza. Cada parte apresenta dez poemas de cada língua e as suas respectivas traduções às outras três, feitas pela própria poetisa.
As canções foram criadas partindo desses poemas por Manoele de Felisa (Galiza), Gustavo Almeida (Brasil), Luis Quintana (Canárias) e Cédric Lezais (Ilha Reunião-França). O livro recebeu apoio à sua edição da Secretaria de política Linguística da Galiza (Xunta). Leva prefácio de Fina de Casalderrey, escritora galega com muito percorrido, prémio nacional de literatura infantil e membro da Real Academia da Língua Galega.
Sobre a autora: nascida em França de pais portugueses, recebeu uma formação académica na língua dos seus pais a través do consulado de Lille. É licenciada em Lettres Modernes pela Universidade de Lille e em filologia francesa pela Universidade de Santiago de Compostela. leva mais de vinte anos na Galiza, onde é professora de francês. POESIS recolhe, portanto, poemas escritos ao longo de vinte e cinco anos.

Local: Livraria Traga.mundos, Vila Real

Organização: Elisabeth Oliveira