3 de abril 2019

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abre todos os anos as suas portas às Escolas Secundárias. Esta iniciativa, que já é realizada desde 2001, permite aos visitantes, futuros estudantes do ensino superior, conhecerem por dentro a Universidade, com tudo o que tem para oferecer: eco-campus, ambiente de ensino, investigação, vida social e cultural e saídas profissionais.

Muitas dezenas de escolas, dos distritos de Vila Real, Bragança, Porto, Viseu e Lisboa, fizeram já a sua inscrição para participarem nas numerosas atividades do Dia Aberto. Levando em conta que, num futuro próximo, estes jovens serão estudantes do ensino superior, irão conhecer, neste Dia Aberto, muitas e boas razões para optarem pela UTAD. A Universidade oferece assim mais de meia centena de atividades para serem acompanhadas pelos visitantes conforme os seus desejos, e que vão desde exposições, filmes, visitas guiadas, experiências em laboratórios, wokshops e demonstrações interativas. Poderão assim conhecer, desde a vida secreta dos micróbios, o labirinto das células, o frenesim dos robôs, os segredos da biologia ou das plantas in vitro, até aos bastidores de uma tv universitária, a montagem e desmontagem de motores, a linguagem de um animal morto, como agir em primeiros socorros, para que servem os drones no dia a dia, entre muitas outras sugestões.

Ao longo do dia, professores, investigadores e estudantes da UTAD estarão ao serviço dos visitantes, acompanhando-os e desfazendo dúvidas sobre o funcionamento da Universidade e tudo o que tem para oferecer, desde a oferta educativa e saídas profissionais, a todo o ambiente académico, cultural e social, que faz desta instituição e de Vila Real, um espaço

O acesso às atividades exige uma inscrição prévia, cuja prioridade será atribuída por ordem de submissão do respetivo formulário.

Esta inscrição é apenas provisória carecendo de posterior confirmação por parte da organização.