Programa

Ciências Agrárias e Veterinárias

Ação 9 – Gostas de Animais? Vem conhecer a Zootecnia!

Nesta ação pretende-se apresentar o Curso de Licenciatura em Engenharia Zootécnica dando a conhecer as diferentes áreas de atuação do futuro Engenheiro Zootécnico.
As áreas de atuação são diversas e podem ir desde a preservação e valorização das raças locais, à criação de animais de produção ou animais criados com fins lúdicos, à produção de alimentos para a alimentação humana e alimentos destinados à alimentação animal… O futuro Engenheiro Zootécnico terá um papel fundamental nas questões de bem-estar animal, sustentabilidade e eficiência produtiva com a utilização adequada de instalações e equipamentos.
Nesta ação o estudante poderá esclarecer todas as dúvidas quanto ao funcionamento do Curso de Licenciatura em Engenharia Zootécnica.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Exposição, Palestra

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
09h45 – 10h15
10h30 – 11h00
11h15 – 11h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h30
14h45 – 15h15
15h30 – 16h00

Local:
Ed. ECAV – Polo I – Sala N1.01

Curso:
Engenharia Zootécnica

Ação 10 – Para produzir leite, ovos e carne, o que comem os animais?

Nos países desenvolvidos, nunca como hoje foi tanta a disponibilidade de produtos alimentares, nomeadamente de carne, leite e ovos. Nem sempre foi assim, e o consumidor em geral desconhece que, para ter acesso a estes alimentos de elevada qualidade nutricional e preços acessíveis, aplicamos conhecimento científico na alimentação dos animais que nos garantem esta abundância. Queres saber como? Vem ao laboratório de Nutrição Animal para conheceres o que comem os animais e como são analisados os alimentos.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Experiência em laboratório

N.º máximo de participantes: 10

Horários da manhã:
09h45 – 10h15
10h30 – 11h00
11h15 – 11h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h30
14h45 – 15h15
15h30 – 16h00

Local:
Ed. ECAV – Polo I – Laboratório de Nutrição Animal, N2.78

Curso:
Engenharia Zootécnica

Ação 23 – Mestrado Integrado em Medicina Veterinária: vem conhecer-nos!

Com esta ação pretende dar-se a conhecer aos futuros estudantes universitários o curso do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, fazendo uma breve descrição do mesmo e apresentando as diferentes valências e saídas profissionais que este curso oferece.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Tipologia: Palestra

N.º máximo de participantes: 100

Horários da manhã:
10h00 – 10h00

Local:
Ed. ECAV – Polo I – Auditório de Ciências Agrárias

Curso:
Medicina Veterinária

Ação 24 – Engenharia Agronómica

Pretende-se com esta atividade explicar e demonstrar o que é o curso de Engenharia Agronómica na UTAD, através de uma apresentação multimédia interativa que explique os principais aspetos do curso, como objetivos, estrutura curricular, estágios práticos, projetos de pesquisa e oportunidades de trabalho; as instalações do curso de Engenharia Agronómica, laboratórios, bibliotecas e outras infraestruturas relevantes.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Palestra

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h00 – 10h20

Horários da tarde:
15h00 – 15h20

Local:
Ed. ECAV – Polo I – Sala N1.01

Curso:
Engenharia Agronómica

Ação 25 – Vem descobrir a Enologia, o curso que está na “moda”!

Na apresentação efetuada pelos responsáveis do curso, os alunos irão, de forma interativa, ser confrontados com as seguintes perguntas:
Para que serve a Enologia?
O que pode fazer um enólogo?
Que meios tem a UTAD para formar futuros enólogos?
A ação irá contar com a participação de um docente enólogo e um representante dos alunos de Enologia para explicar as vantagens de ser um enólogo e de estudar na UTAD.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Palestra

N.º máximo de participantes: 100

Horários da manhã:
10h00 – 10h20

Horários da tarde:
14h30 – 14h50

Local:
Ed. ECAV – polo I – Sala N1.75

Curso:
Enologia

Ação 28 – Saboreando chocolates com os cinco sentidos (Esgotada)

Breve noção sobre a produção e fabrico dos chocolates.
O que é a avaliação sensorial.
Prova descritiva de chocolates.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Experiência em laboratório, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h00 – 10h45

Local:
Ed. ECAV – polo I – Laboratório 3.38

Curso:
Enologia

Ação 29 – O mundo da Agronomia

O mundo da Agronomia é vasto e dinâmico, abrangendo diversas áreas que visam otimizar a produção agrícola, promover a sustentabilidade ambiental, e garantir a segurança alimentar. Assim pretende-se que os alunos tenham contato com os diferentes trabalhos em execução no departamento através de uma visita guiada pelos diferentes espaços e laboratório do departamento de Agronomia.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência interativa, Prova (análise sensorial)

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
11h00 – 11h30

Horários da tarde:
16h00 – 16h30

Local:
Ed. ECAV – Polo I – 3º piso (entrada do Departamento)

Curso:
Engenharia Agronómica

Ação 30 – Medicina Veterinária: vem conhecer o nosso Laboratório de Competências

Nesta ação, vamos dar a conhecer o Laboratório de Competências do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, onde poderão ver os modelos utilizados no treino de procedimentos clínicos, previamente à sua aplicação em ambiente real.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Tipologia: Experiência interativa, Exposição

N.º máximo de participantes: 10

Horários da tarde:
14h30 – 14h50
15h00 – 15h20
15h30 – 15h50
16h00 – 16h20

Local:
Ed. ECAV – Polo I – Laboratório de Competências Clínicas

Curso:
Medicina Veterinárias

Ação 31 – Medicina Veterinária: vem explorar a diversidade dos animais domésticos e selvagens

Nesta ação pretende-se dar a conhecer a diversidade morfológica nas diferentes espécies animais, incluindo animais domésticos e selvagens. Será realizada uma visita ao Museu de Anatomia Animal.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Experiência interativa, Exposição, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 10

Horários da manhã:
11h00 – 11h30
11h30 – 12h00
12h00 – 12h30

Local:
Ed. ECAV – Polo I – Átrio

Curso:
Medicina Veterinárias


Ciências da Vida e do Ambiente

Ação 15– O Desporto e o exercício como fatores de transformação da sociedade (Esgotada)

Será realizada uma apresentação breve do curso de licenciatura em Ciências do Desporto. Neste domínio teremos como objetivo mostrar aos visitantes quais as temáticas abordadas no 1º ciclo, quais as estruturas disponíveis para o ensino e sobretudo o perfil de saída e as saídas profissionais dos estudantes.
Além deste objetivo, pretendemos que os visitantes entendam as Ciências do Desporto como uma ciência multidimensional cuja influência social vai muito para além de apenas o desempenho desportivo.
Faremos uma visita guiada às instalações, enquadrando o complexo desportivo no organismo do Campus da UTAD. Se possível faremos demonstrações de atividades práticas de utilização de testes/tecnologia ligadas à área científica.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 100

Horários da tarde:
14h30 – 15h15

Local:
Ed. ECVA – Polo II, Sala D0.09

Curso:
Ciências do Desporto

Ação 16 – O que te espera no curso de Ciências do Ambiente da UTAD?

Esta ação pretende demonstrar algumas das áreas de formação que os estudantes que escolhem o 1º Ciclo em Ciências do Ambiente da UTAD experimentam. Serão abordadas 4 temáticas, em apresentações interativas com pequenos grupos de alunos, guiadas por docentes e investigadores do curso de 1º Ciclo em Ciências do Ambiente (cada turma será dividida em pequenos grupos de cerca de 6-7 alunos, que interagem rotativamente com cada uma das apresentações– cerca de 10-15 minutos).
1 – Como funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA)?
A água que nós bebemos deve ser sujeita a um tratamento adequado para garantir os padrões de potabilidade legais e ser considerada segura. Nesta atividade pretende-se apresentar as diferentes etapas de funcionamento de uma ETA e a importância fundamental da desinfeção. Numa perspetiva alternativa também será apresentado o modo de obtenção de água para consumo humano a partir da água do mar: a dessalinização.
2 – Monitorização da qualidade do ar interior
A qualidade do ar que respiramos tem efeitos diretos no nosso bem-estar e na nossa saúde. Como passamos grande parte do nosso tempo em ambientes fechados (entre outros, habitação, escola, veículos), uma boa qualidade do ar no interior destes espaços revela-se crucial na redução dos riscos para a nossa saúde. Existem muitos compostos potencialmente perigosos, libertados em ambientes interiores, provenientes, por exemplo, de: materiais de construção, produtos de limpeza, combustões. Nesta atividade pretende-se que os alunos tenham contacto com equipamentos portáteis de leitura direta da concentração de poluentes no ar interior (partículas em suspensão, dióxido de carbono, monóxido de carbono, ozono, dióxido de azoto e compostos orgânicos voláteis).
3 – Recuperação ambiental de explorações de recursos geológicos
A sociedade atual é sustentada na utilização de recursos naturais, incluindo os geológicos, o que faz com que, embora impactantes, as explorações sejam incontornáveis. Importa, por isso, minimizar os seus efeitos e recuperar as suas marcas. Com esta atividade pretende-se mostrar como reconhecer a morfologia do terreno, modelar tridimensionalmente uma exploração a céu aberto e projetar a sua recuperação ambiental, com recurso a técnicas aerofotogramétricas e modelação 3D em ambiente de sistemas de informação geográfica.
4 – Como monitorizar ecossistemas? Para quê?
Os ecossistemas, fundamentais para o nosso bem-estar físico e mental, dependem de condições ambientais e das espécies que os compõem. Atualmente, as várias ameaças de origem antropogénica põem em causa muita da sua diversidade e serviços associados. Com esta atividade pretende-se que os alunos tenham contacto com algumas das técnicas de campo e formas de tratamento da informação utilizados para monitorizar as condições abióticas e a biodiversidade dos sistemas ecológicos.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Demonstração, Experiência em laboratório

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manã:
10h00 – 10h45
11h00 – 11h45
12h00 – 12h45

Local:
Ed. Blocos Laboratoriais – Laboratório de Ecologia Fluvial e Terrestre, 3.02

Curso:
Ciências do Ambiente

Ação 17 – Apreender a Biologia

Experiências nas áreas de:
– Fisiologia e Histologia Vegetal;
– Microscopia ótica;
– Microbiologia;
– Bioquímica e Bioenergética.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório, Experiência interativa, Exposição, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h45
11h00 – 11h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45
15h00 – 15h45
16h00 – 16h45

Local:
Ed. ECVA – Polo I, Sala C1.77

Curso:
Biologia | Biologia e Geologia

Ação 18 – Os genes no labirinto das células: do DNA aos cromossomas (Esgotada)

A importância dos genes na nossa vida e o seu lugar e organização nas células.
Visualização do DNA e observação de cromossomas.

Destinatários: Alunos do 11º e 12º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Horários da tarde:
14h30 – 15h15

Local:
Ed. ECVA – Polo I, Laboratórios 2.12 e 2.13

Curso:
Genética e Biotecnologia

Ação 19 – Drosófila no estudo da genética (Esgotada)

Separação em equipas para manuseamento das Drosophilas:
• Técnica de anestesia e maneio em lupa.
• Analise de diferenças sexuais e morfológicas.
• Verificação de “D. melanogaster” do tipo selvagem, que forma quase a totalidade das populações naturais desta espécie, e suas mutações como mudança de cor dos olhos.
• Verificação dos diferentes estágios do ciclo de vida.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Horários da tarde:
14h30 – 15h15

Local:
Ed. ECVA – Polo I, Laboratório 2.11

Curso:
Genética e Biotecnologia

Ação 20 – Micropropagação de plantas aromáticas e medicinais (Esgotada)

Separação em equipas para manuseamento das Drosophilas:
Serão apresentadas as diferentes fases de micropropagação de plantas, desde a recolha das plantas no campo passando pela sua desinfeção até à aclimatização para voltar ao campo. O papel dos reguladores de crescimento na micropropagação. Importância das plantas aromáticas e medicinais com apresentação de casos concretos.

Destinatários: Alunos do 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 15

Horários da tarde:
14h00 – 14h45

Local:
Ed. ECVA – Polo I, Laboratório A1.01

Curso:
Genética e Biotecnologia

Ação 21 – Uma viagem às plantas in vitro (Esgotada)

Os participantes terão a possibilidade de tomar contacto com alguns aspetos da cultura in vitro, das suas aplicações atuais e potenciais.
Serão exemplificadas várias técnicas da cultura in vitro, como a multiplicação (micropropagação) e a regeneração a partir de explantes diferenciados.

Destinatários: Alunos do 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 15

Horários da tarde:
15h00 – 15h45

Local:
Ed. ECVA – Polo I, Laboratório A1.01

Curso:
Genética e Biotecnologia

Ação 35 – Visitas guiadas ao Museu de Geologia e ao Jardim Geológico (Esgotada)

No Museu e no Jardim Geológico, disperso no Campus da UTAD, será feita a ligação entre a Geologia e Biologia, enfatizando aspetos diversos de fósseis, minerais, rochas e mineralizações.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Exposição, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h40 – 11h25

Horários da tarde:
15h40 – 16h25

Local:
Ed. ECVA – polo I – Museu de Geologia

Curso:
Biologia e Geologia

Ação 36 – Pedreiras – gestão integrada da extração e da recuperação ambiental

A atividade extrativa nas pedreiras cresce em função da taxa de utilização dos materiais nelas extraídos. Importa maximizar o aproveitamento e minimizar os impactes ambientais. Com esta atividade pretende-se mostrar como reconhecer a morfologia do terreno, modelar tridimensionalmente uma exploração a céu aberto e projetar a sua recuperação ambiental, com recurso a técnicas aerofotogramétricas e modelação 3D em ambiente de sistemas de informação geográfica.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Demonstração

N.º máximo de participantes: 10

Horários da tarde:
14h10 – 14h25
15h10 – 15h25
16h10 – 16h25

Local:
Ed. ECVA – polo I – Museu de Geologia

Curso:
Biologia e Geologia

Ação 37 – Visita aos Laboratórios de Geologia

Nesta atividade será feita uma visita aos Laboratórios de Geologia, nomeadamente aos setores onde é realizada:
A elaboração de lâminas delgadas, que constitui uma etapa imprescindível para a realização de estudos petrográficos detalhados, através dos quais é possível conhecer as composições mineralógicas, bem como os aspetos texturais característicos de diferentes tipos de rochas.
A observação de lâminas delgadas de rochas ao microscópio petrográfico, com vista a reconhecer a sua composição mineralógica e aspetos texturais característicos.
A moagem de rochas para análise química;
A separação de minerais para datação absoluta;
A execução de lâminas sedimentadas da fração < 2 μm de rochas sedimentares, para análise por difração de raios X, a fim de identificar e semiquantificar minerais argilosos.
Palavras-chave: Lâminas delgadas; Lâminas sedimentadas; Rochas; Sedimentos; Minerais; Argilas; Microscópio petrográfico; Análise química; Datação; Geologia.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 15

Horários da manhã:
11h00 – 11h30

Horários da tarde:
14h30 – 15h00

Local:
Ed. ECVA – polo I – Laboratório de Geologia

Curso:
Biologia e Geologia

Ação 43 – Oficina Culinária

A oficina culinária é uma atividade que pretende estimular a adoção de hábitos alimentares saudáveis, valorizando o uso de alimentos de maior valor nutricional, locais e sazonais e o respeito pelas as práticas de confeção locais.
Durante a oficina culinária serão confecionadas opções alimentares saudáveis e partilhados conhecimentos e experiências sobre alimentação e nutrição entre os participantes e os formadores. Além disso, a atividade terminará com a degustação dos pratos/alimentos confecionados favorecendo o contato com novos alimentos e trocas de receitas.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Oficina culinária

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45
16h00 – 16h45

Local:
Kitchen Lab

Curso:
Ciências da Nutrição

Ação 48 – Reabilitação para tod@s?

A ação a realizar iniciará com uma breve apresentação deste curso, seguido de demonstração de atividades que podem ser efetuadas em contexto profissional.

Destinatários: Alunos do 11.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Demonstração

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h30 – 11h15

Local:
Ed. ECVA – polo II – Sala de Psicomotricidade

Curso:
Reabilitação Psicomotora


Ciências e Tecnologia

Ação 1 – Concurso de Pontes de Esparguete

Construção de modelos de pontes de esparguete e concurso da solução mais resistente.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Experiência em laboratório, Experiência interativa, Exposição

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h20
10h30 – 10h50
11h00 – 11h20
11h30 – 11h50
12h00 – 12h20

Horários da tarde:
14h00 – 14h20
14h30 – 14h50
15h00 – 15h20
15h30 – 15h50
16h00 – 16h20

Local:
Laboratório de Materiais e Solos

Curso:
Engenharia Civil

Ação 2 – Produção fílmica: os segredos da 7.ª arte

O objetivo é a observação e experimentação dos participantes na utilização de técnicas de filmagem cinematográficas, sobre fundos chroma key. Para tal, filmaremos os participantes no Laboratório de Artes Visuais e Multimédia sobre fundo chroma para posterior composição com outros cenários em Software de Edição ou diretamente através de mesa de mistura de vídeo.

Destinatários: Alunos do 12º ano

Tipologia: Experiência em laboratório, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h30
11h00 – 11h30

Horários da tarde:
14h30 – 15h00

Local:
Laboratório de Artes visuais e Multimédia e Sala I1.16

Curso:
Comunicação e Multimédia

Ação 4 – Robótic@UTAD

Demonstração de robótica móvel didática desenvolvida na UTAD. Serão apresentados diversos robôs, entre os quais: um robô para condução autónoma, que participa no Festival Nacional de Robótica; o robô NAO, um humanóide; e um pequeno robô para o concurso de robótica Micromouse Portuguese Contest – que é organizado pela UTAD.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração

N.º máximo de participantes: 30

Horários da manhã:
09h30 – 10h15
10h30 – 11h15
11h30 – 12h15

Horários da tarde:
14h30 – 15h15
15h30 – 16h15

Local:
Ed. ECT – Polo I – Laboratório de Robótica

Curso:
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ação 5 – Investigação e Desenvolvimento com tecnologias de Realidade Virtual (Esgotada)

Visita guiada ao Laboratório de RV MASSIVE com descrição das tecnologias existentes e apresentação de vídeos ilustrativos do trabalho realizado com explicação acerca dos mesmos. No final, os participantes poderão experimentar uma das várias aplicações de RV disponíveis no laboratório.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Demonstração, Experiência interativa, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 10

Horários da manhã:
10h00 – 10h30
10h30 – 11h00
11h00 – 11h30
11h30 – 12h00

Local:
Ed. ECT – Polo I – Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE

Curso:
Engenharia Informática

Ação 6 – Engenharia Biomédica: A evolução da tecnologia na medicina

A inovação e tecnologia na saúde são importantes para a prestação dos cuidados de saúde, com maior qualidade de serviço e segurança.
A Engenharia Biomédica tem um papel decisivo na formação de profissionais para a investigação, desenvolvimento e treino do pessoal de saúde na utilização de equipamentos médicos.
Os dispositivos médicos são muito diversos, desde os pequenos pacemaker implantáveis para o coração até grandes equipamentos de imagiologia médica como tomografia computadorizada.
Esta palestra compara a evolução da ciência e tecnologia nos últimos dois seculos com o estado da arte na tecnologia na medicina.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h00 – 10h30
11h00 – 11h30

Horários da tarde:
16h00 – 16h30
16h30 – 17h00

Local:
Ed. ECT – Polo I – Laboratório F0.01

Curso:
Engenharia Biomédica

Ação 13 – Viagem ao interior dos materiais de engenharia

Os materiais estão presentes em tudo que se faz para atender aos interesses e às necessidades humanas. Assim, o estudo dos materiais torna-se essencial para os alunos interessados na área das Ciências e Tecnologias.
Nesta ação, e após uma breve introdução aos vários tipos de materiais utilizados pelo Homem, os alunos aprenderão a prepará-los para observação ao microscópio. Por fim, e complementando a Ação “Rijo como o Aço”, analisarão as microestruturas da chapa de aço e do laminado de carbono verificando como as alterações estruturais podem influenciar as propriedades mecânicas do material.

Destinatários: Alunos do 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Palestra

N.º máximo de participantes: 15

Horários da manhã:
111h00 – 11h45
12h00 – 12h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45
15h00 – 15h45
16h00 – 16h45

Local:
Hangar do Ed. ECT – Polo I

Curso:
Engenharia Mecânica

Ação 14 – Ciência de Dados: o futuro da tomada de decisão (Esgotada)

O interesse pela ciência de dados tem crescido por várias razões. Uma delas é a disponibilidade de grandes volumes de dados, em diversas áreas, que necessitam de ser tratados. A Ciência de Dados combina princípios e práticas da estatística, matemática e ciência da computação para extrair conhecimento a partir dos dados, imprescindível para a tomada de decisão.
Nesta palestra, vamos apresentar informação importante relativa aos cursos de Ciência de Dados: perfil do aluno, formação base, saídas profissionais, taxa de empregabilidade. Também se vai ilustrar como a Ciência de Dados pode ser aplicada em diferentes áreas, com a apresentação de resultados de investigação em finanças, medicina, engenharias, etc.

Destinatários: alunos do 10º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Palestra

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h00 – 10h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45

Local:
Ed. ECT – Polo II

Curso:
Matemática Aplicada e Ciência de Dados

Ação 22 – Design Sustentável

Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor o curso da Licenciatura em Design Sustentável através de uma breve apresentação e explorar uma técnica de criatividade para enfrentar um Desafio de Sustentabilidade proposto. Este breve exercício tem como objetivo a exploração de soluções práticas e criativas orientadas para a resolução de problemas. Os participantes serão encorajados a interagir, compartilhar ideias e discutir as soluções sustentáveis criadas durante a atividade.

Destinatários: alunos do 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Horários da tarde:
16h00 – 16h45

Local:
Ed. ECT – Polo II, Sala F2.01

Curso:
Design Sustentável

Ação 26 – Sistemas automáticos em Engenharia Mecânica (Esgotada)

A produção em serie de bens é frequentemente assistida parcial ou totalmente por processos automáticos, muitos destes mecânicos. Nestes casos, o engenheiro mecânico pode desenvolver ou melhorar maquinaria utilizada na produção.
Durante o dia aberto da UTAD, pretende-se mostrar como alguns destes automatismos são controlados utilizando, ar, óleo e eletricidade. Estes automatismos são a base para o desenvolvimento de células de manufatura como aquelas encontradas nossas indústrias.

Destinatários: alunos do 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Demonstração

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h15

Local:
Ed. ECT – polo I – sala F0.05

Curso:
Engenharia Mecânica

Ação 32 – Mecânica do exoesqueleto

O exoesqueleto é um equipamento mecânico de assistência ao corpo humano, que tem como objetivo prevenir ou reduzir lesões provocadas por movimento ou tarefas repetitivas. Este fornece suporte à região corporal melhorando a postura e ergonomia.
Nesta ação os alunos poderão simular tarefas repetitivas com e sem este equipamento. Ao mesmo tempo será apresentado o papel do eng. Mecânico no desenvolvimento deste tipo de equipamentos.

Destinatários: alunos do 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 10

Horários da manhã:
09h00 – 09h30
11h00 – 11h30

Horários da tarde:
14h30 – 15h00
16h30 – 17h00

Local:
Ed. ECT – polo I – Hangar

Curso:
Engenharia Mecânica

Ação 33 – Rijo como o aço

O comportamento mecânico dos materiais é caracterizado a partir de ensaios mecânicos. Nesta ação serão realizados ensaios mecânicos de tração uniaxial em provetes de aço e fibra de carbono com a participação dos alunos. Os alunos terão a oportunidade de compreender e comparar o comportamento destes dois materiais.

Destinatários: alunos do 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório

N.º máximo de participantes: 10

Horários da manhã:
10h00 – 10h30
12h00 – 12h30

Horários da tarde:
15h30 – 16h00
17h30 – 18h00

Local:
Ed. ECT – polo I – Hangar

Curso:
Engenharia Mecânica

Ação 34 – Desafios e Curiosidades Matemáticas

Neste encontro exploramos algumas situações que temos como certas (e talvez por isso nem pensemos muito nelas) como sejam somas e aproximações de números. Esta exploração de conceitos, feita de forma descontraída, mostra-nos a Matemática de uma outra perspetiva que seguramente nos fará ficar mais curiosos e despertos.

Destinatários: alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Experiência interativa, Palestra

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
11h00 – 11h30
12h00 – 12h30

Horários da tarde:
15h00 – 15h30
16h00 – 16h30

Local:
Ed. ECT – polo II

Curso:
Matemática Aplicada e Ciência de Dados

Ação 38 – Uma viagem da Engenharia à Física

Os visitantes terão a oportunidade de ver, testar e questionar diversas experiências em ambiente controlado.
Cada experiência, preparada e explicada por um docente dedicado a ela, será exemplo da ligação que existe entre os diferentes domínios do conhecimento e Engenharia Física.
Assim cada visitante poderá, entre outros, testar um laboratório remoto, surpreender-se com a magia dos fluídos, avaliar o poder do eletromagnetismo, abarcar os limites de aplicação dos computadores ou aprender algo sobre neurociência.
Uma pequena viagem com largos horizontes….

Destinatários: alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório

N.º máximo de participantes: 10

Horários da manhã:
10h30 – 11h15

Horários da tarde:
14h00 – 14h45
16h00 – 16h45

Local:
Ed. ECT – polo II – Salas F3.1, F3.2, F3.8

Curso:
Engenharia Física

Ação 39 – Explorando novas fronteiras: Engenharia Física e investigação em materiais avançados

Na área da engenharia física, a investigação avançada de materiais é uma pedra angular da inovação e da resolução prática de problemas e é uma disciplina essencial para o avanço da tecnologia e da indústria. É uma área que combina de forma única o rigor teórico da Física com os desafios práticos da Engenharia, permitindo-lhe aplicar princípios científicos a aplicações do mundo real.
A sua formação está intimamente ligada à ciência moderna dos materiais, onde se investigam, desenvolvem e caraterizam novos materiais e as suas propriedades que são essenciais para o progresso em áreas como a nanotecnologia, as energias renováveis e as tecnologias biomédicas.
Nesta atividade serão apresentados, demonstrados e explicados exemplos de diversos materiais com propriedades avançadas, as suas aplicações no mundo real e como poderão contribuir para a resolução dos problemas e desafios que a sociedade atualmente enfrenta.

Destinatários: alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h20
11h30 – 11h50

Horários da tarde:
15h30 – 15h50

Local:
Ed. ECT – polo II – Salas F1.4

Curso:
Engenharia Física

Ação 40 – Breve introdução à Engenharia Física

A Engenharia Física consiste na aplicação da Física à implementação e à otimização de processos tecnológicos. Um curso de Engenharia Física articula e interliga as diversas Unidades Curriculares conduzindo à formação de profissionais com competência únicas.
Nesta introdução serão apresentadas diferentes possíveis saídas profissionais e serão expostas diversas áreas de aplicação da Engenharia Física. Dar-se-á especial atenção à apresentação das áreas de atividade atualmente mais relevantes para um profissional com o perfil multidisciplinar de uma formação em Engenharia Física.
Um vislumbre do futuro.

Destinatários: alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Palestra

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
09h30 – 09h50
12h00 – 12h20

Horários da tarde:
15h00 – 15h20

Local:
Ed. ECT – polo II – Salas F3.8

Curso:
Engenharia Física

Ação 41 – Vendo o motor a gasolina por fora e por dentro

Esta ação visa a identificação das diferentes partes e explicação do modo de funcionamento de um motor a gasolina. A ação inicia-se com uma breve explicação do funcionamento do motor e identificação das partes visíveis pelo exterior do motor a gasolina. A partir deste momento, o motor vai sendo desmontado, permitindo a identificação das partes que constituem o interior do motor e ao mesmo tempo será justificada a função da respetiva parte. Finalizada a desmontagem total do motor, o mesmo será montado.

Destinatários: alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório, Palestra, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
09h30 – 10h15
10h30 – 11h15
11h30 – 12h15

Horários da tarde:
14h30 – 15h15
15h30 – 16h15
16h30 – 17h15

Local:
Ed. ECT – polo I – Hangar – Laboratório de Ciências Térmicas e Sustentabilidade

Curso:
Engenharia Mecânica


Ciências Humanas e Sociais

Ação 3 – Línguas e Culturas: uma porta aberta para o mundo e para os negócios (Esgotada)

Sessão organizada pela Direção do curso de Línguas, Literaturas e Culturas e do curso de Línguas e Relações Empresariais. Contará com a participação de alunos dos cursos e com o Núcleo de Estudantes de Línguas. Inclui: apresentação breve dos cursos, dos planos de estudos, de alguns docentes e das saídas profissionais; sessão interativa (“quiz show”, em grupo).

Destinatários: Alunos do 11.º e 12.º ano

Tipologia: Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h30

Horários da tarde:
14h30 – 15h00

Local:
Edifício ECHS, Polo I

Curso:
Línguas, Literaturas e Culturas | Línguas e Relações Empresariais

Ação 7 – Estudar turismo na UTAD, a única universidade pública do Norte de Portugal com esta oferta

Alunos e docentes do curso apresentarão a licenciatura em Turismo oferta no ecocampus da UTAD. A seguir os participantes serão desafiados a testarem os seus conhecimentos na área do turismo (sustentável).

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação Multimédia, Experiência Interativa

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h00 – 10h45
11h00 – 11h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45
15h00 – 15h45
16h00 – 16h45
17h00 – 17h45

Local:
Ed. ECHS – Polo 2 – sala a indicar

Curso:
Turismo

Ação 8 – “A Tempestade – Dança-Teatro” (Esgotada)

Apresentação coletiva de Dança-Teatro, do 1º ano da licenciatura em Teatro e Artes Performativas
Direção Artística: Susana de Figueiredo
Coreografia: Susana de Figueiredo | alunos do 1º Ano da licenciatura

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação de Dança-Teatro

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
11h00 – 11h30

Local:
Ed. ECHS – Polo I – Sala 0.01

Curso:
Teatro e Artes Performativas

Ação 27 – Conhece o lado criativo da Gestão (Esgotada)

Dinâmicas de Grupo que permitam aos estudantes contactar com diversos instrumentos que são fundamentais nas múltiplas áreas da Gestão.

Destinatários: Alunos do 10.º 2 11.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h45

Local:
Ed. ECHS – polo II – sala 2.07

Curso:
Gestão

Ação 42 – Animação Sociocultural

Os estudantes do curso irão dinamizar uma atividade interativa inovadora que pretende conduzir os visitantes à descoberta da Licenciatura em Animação Sociocultural. No final, estes serão detentores de todas as informações relativas ao curso, tais como definição de Animação Sociocultural, notas de ingresso, públicos-alvo, entre outros. Pretende-se também informar sobre as saídas profissionais para um animador sociocultural, entre outros (Hospitais, Festivais, Escolas, ATLs, Lares / Centros de dia, Instituições para pessoas portadoras de deficiência).

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Exposição, Dinâmica de grupo

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h00 – 10h30
10h30 – 11h00
11h00 – 11h30
11h30 – 12h00
12h00 – 12h30

Horários da tarde:
14h30 – 15h00
15h00 – 15h30
15h30 – 16h00
16h00 – 16h30
16h30 – 17h00

Local:
Ed. ECHS – polo I

Curso:
Animação Sociocultural

Ação 45 – Estudar Economia na UTAD

Apresentação do curso e partilha de experiências de alunos da licenciatura (núcleo, utad solutions consulting).

Destinatários: Alunos do 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 100

Horários da tarde:
16h00 – 16h30

Local:
Ed. ECHS – polo II – Sala 2.18

Curso:
Economia

Ação 47 – Como fazer “unboxing” do pensamento?

A Psicologia ajuda-te a responder a esta pergunta.
No Dia Aberto da UTAD vem conhecer alguns dos instrumentos que os Psicólogos usam para testar e conhecer em profundidade os processos envolvidos no ato de pensar.
A equipa de docentes da Psicologia levar-te-á a conhecer os meandros da Testoteca e do Laboratório de Psicologia.
Esperamos por ti.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Experiência em laboratório, Experiência interativa

N.º máximo de participantes: 10

Horários da tarde:
14h30 – 15h00
15h30 – 16h00

Local:
Ed. ECHS – polo I – Testoteca e Laboratório de Psicologia

Curso:
Psicologia

Ação 49 – Digitalizar para preservar: espaços culturais virtuais (Esgotada)

Esta ação pretende refletir sobre a importância da digitalização na preservação, valorização e divulgação da cultura e a pertinência da criação de espaços culturais virtuais para uma melhor democratização da cultura.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Palestra

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
11h00 – 11h20

Local:
Ed. ECHS – polo I

Curso:
Cultura e Transformação Digital

Ação 50 – Três, dois, um, estamos no ar: a televisão como informação e entretenimento (Esgotada)

Apesar de diversos estudos sugerirem que a televisão tem vindo a perder terreno junto dos mais jovens, a verdade é que a comunicação através do ecrã continua a ser fundamental na forma como acedemos à informação e ao entretenimento.
Nesta ação, pretende-se apresentar os conceitos básicos da comunicação audiovisual, aplicada ao caso específico da televisão. Neste sentido, a partir da UTAD TV, um laboratório de comunicação audiovisual sediado na Universidade, propomos um conjunto de exercícios que aproximem os alunos da realidade da informação e do entretenimento e que normalmente têm lugar na televisão.
Pretende-se que os participantes conheçam o modo de funcionamento deste meio da comunicação, desde a produção de um texto informativo a um contexto de entretenimento, incluindo um relacionamento com as câmaras de televisão.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Demonstração

N.º máximo de participantes: 10

Horários da manhã:
09h30 – 10h15
10h30 – 11h15
11h30 – 12h15

Horários da manhã:
15h00 – 15h45
16h00 – 16h45

Local:
Edifício da Biblioteca – piso (-1)

Curso:
Ciências da Comunicação

Ação 51 – Vamos construir um mundo melhor (Esgotada)

Apresentação da licenciatura em Serviço Social, os seus campos de atuação e desafios na sociedade contemporânea.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
11h00 – 11h15

Horários da manhã:
14h00 – 14h15

Local:
Ed. ECHS – polo II – sala 1.18

Curso:
Serviço Social

Ação 52 – Cultura Digital: da arte na rua ao ciberespaço (Esgotada)

Esta ação pretende demonstrar a importância da cultura digital na contemporaneidade e como pode influenciar as decisões de lazer e turismo.

Destinatários: Alunos do 10.º e11.º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Palestra

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
11h40 – 12h00

Local:
Ed. ECHS – polo I

Curso:
Cultura e Transformação Digital

Ação 54 – Olimpíadas da Psicologia (Esgotada)

As “Olimpíadas da Psicologia” propõe ser um evento inovador, que tem como intuito a realização de um jogo que visa promover e esclarecer conteúdos relacionados com a psicologia, procurando, sobretudo, desmistificar temas relativos à saúde mental, ao papel do psicólogo e à promoção da diversidade e inclusão.

Destinatários: Alunos do 10.º, 11.º e 12º ano

Tipologia: Experiência Interativa

N.º máximo de participantes: 15

Horários da tarde:
14h30 – 15h15
15h15 – 16h00

Local:
Ed. ECHS – polo I

Curso:
Psicologia


Saúde

Ação 11 – Divulgação da oferta formativa da Escola Superior de Saúde (Esgotada)

Apresentação em sala de aula, da oferta formativa da Escola Superior de Saúde com especial ênfase na oferta dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (Gerontologia, Secretariado Clínico e Termalismo e Bem-Estar), assim como a frequência e conclusão destes como uma via de acesso a uma licenciatura, nomeadamente ao Curso de Licenciatura em Enfermagem. Segue-se uma visita guiada às instalações da Escola Superior de Saúde, terminando com a apresentação de um laboratório de aulas práticas (simulando o ambiente de uma enfermaria, com os diferentes modelos de simulação).

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Experiência em laboratório, Palestra, Visita guiada

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
09h00 – 09h45
10h00 – 10h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45

Local:
Ed. ECVA – polo II – átrio

Curso:
Enfermagem, CTeSPs em Gerontologia, Serviço Clínico e Termalismo e Bem-Estar

Ação 12 – Aula de Anatomia no Laboratório (Esgotada)

Aula de Anatomia no Laboratório sobre um órgão do corpo humano.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Demonstração, Experiência em laboratório

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
11h00 – 11h30

Local:
Ed. Escola Superior de Saúde

Curso:
CTeSP Termalismo e Bem-Estar

Ação 44 – Suporte Básico de Vida: do conceito à prática (Esgotada)

Será realizada uma introdução teórica do suporte básico de vida e demonstração com interação dos participantes.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Apresentação multimédia, Demonstração

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45

Local:
Ed. Escola Superior de Saúde

Curso:
Enfermagem

Ação 46 – Visita guiada aos laboratórios de práticas clínicas (Esgotada)

Visita guiada aos laboratórios de práticas clínicas de enfermagem

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Visita guiada

N.º máximo de participantes: 20

Horários da manhã:
10h00 – 10h45

Horários da tarde:
14h00 – 14h45

Local:
Ed. Escola Superior de Saúde

Curso:
Enfermagem

Ação 53 – Cuidados Básicos à Pessoa Idosa (Esgotada)

Demonstração de cuidados básicos à pessoa idosa através de utilização de simuladores.

Destinatários: Alunos do 10º, 11º e 12º ano

Tipologia: Demonstração

N.º máximo de participantes: 25

Horários da manhã:
10h00 – 10h45

Local:
Ed. ESS

Curso:
CTeSP em Gerontologia