II Workshop de Eletroforese: Fundamentos, Aplicações e Prática Laboratorial

21 de Fevereiro de 2019 @ 08:00 - 22 de Fevereiro de 2019 @ 17:00

Esta proposta insere-se no ciclo de Workshops promovidas pela direção do 2º ciclo de bioquímica, no contexto de atividades de apoio ao ensino e aprendizagem, com o objetivo de reforçar o desenvolvimento de competências no exercício de funções ligadas às diferentes áreas de atividade de um Bioquímico. O workshop é constituído por sessões teóricas, práticas e teórico-práticas, num total de 12 horas.

• Público-Alvo

Este workshop insere-se na oferta extracurricular que a Direção do 2º Ciclo em Bioquímica oferece aos alunos (gratuitamente), mas está igualmente aberto a toda a comunidade, especialmente estudantes e profissionais da área da Biologia, Química, Bioengenharia e Saúde (Biomédica, Farmácia, Análises Clínicas e afins).

O workshop tem por objetivo ministrar os princípios gerais da técnica da electroforese, as suas diferentes metodologias (e.g. 1D, 2D, capilar), e potenciais aplicações nas mais diversas áreas (médica, farmacêutica, alimentar, ambiental, entre outras). Permitirá, ainda, aos participantes vivenciar a rotina laboratorial na aplicação desta técnica sensibilizando-os para os aspetos mais relevantes decorrentes da sua utilização.

RESPONSÁVEL PELO WORKSHOP

Professora Doutora Maria Cristina Fialho Oliveira

COMISSÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

Professor Doutor Gilberto Paulo Peixoto Igrejas
Doutor José Miguel Silva Ferreira Ribeiro

COMISSÃO ORGANIZADORA

Professor Doutora Maria Cristina Fialho Oliveira

Professor Doutor Francisco Manuel Pereira Peixoto

Professor Doutora Lucinda Vaz dos Reis

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Unidade de Genómica Funcional e Proteómica – Departamento de Genética e Biotecnologia

Direção do 2º ciclo de Bioquímica

DURAÇÃO

12 horas

Novidades no programa, uma vez que haverá 2 turmas, face ao excedente de número de inscritos.

Nota: Solicitávamos que efetuassem a escolha da turma 1 ou 2.

Escolher Turma

5€ Sessão teórica

15€ Sessão prática

20€ Sessão teórica/prática

Nota: Grátis para alunos do 2º ciclo de Bioquimica

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Auditório B0.01 do Edifício Complexo e laboratorio C2.71 (ECVA).

INCRIÇÕES ENCERRADAS

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – @utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

21 de Fevereiro de 2019 @ 08:00
22 de Fevereiro de 2019 @ 17:00