III seminário Luso Brasileiro de educação de adultos/ I seminário internacional Brasil e Portugal

9 de Julho de 2018 @ 08:00 - 10 de Julho de 2018 @ 17:00

O evento é promovido pela terceira vez pelo Departamento de Educação e Psicologia/Escola da Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; pelo Grupo de estudos e Pesquisas sobre Política Pública da Educação Social e Educação do Jovem e do Adulto – GEPESEJA/ linha de pesquisa do GEPLAGE/UFSCAR – Sorocaba; e este ano conta também com a participação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Brasil – Faculdade de Educação (FE) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA). Debruça-se sobre a educação e formação de jovens e adultos e sobre a educação social em Portugal e no Brasil. Existem diferenças entre as duas realidades, mas há também aspetos comuns como sejam, entre outros, a falta de uma aposta contínua da política educativa neste setor e a falta de uma formação académica específica para se poder trabalhar na área. Refletir sobre estas realidades é o que este encontro proporcionará e, simultaneamente, constituir-se-a como um espaço de formação contínua.

Professores, Educadores, Formadores, Técnicos de educação e formação de adultos, técnicos de animação e de educação social e Comunidade Educativa em geral.

– Proporcionar uma visão crítica acerca do campo e da problemática da educação de adultos e da educação social
– proporcionar aos participantes um espaço de reflexão sobre as suas práticas educativas
– Proporcionar conhecimento que seja transferível para a ação dos participantes.

RESPONSÁVEL PELO SEMINÁRIO

Armando Loureiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)

COMISSÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

Armando Loureiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Isabel Costa (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Almerindo Janela Afonso (Universidade do Minho)
António Fragoso (Universidade do Algarve)
Débora Mazza (FE-UNICAMP)
Noêmia de Carvalho Garrido (GEPESAC/Centro Universitário Salesiano de São Paulo/Campus Campinas – SP – Brasil)
Nima Imaculada Spigolon (FE-UNICAMP)
Paulo Gomes Lima (Universidade Federal de São Carlos/Campus Sorocaba – SP – Br).

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenador: Armando Loureiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Otília Fernandes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
Noêmia de Carvalho Garrido (GEPESAC/Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Campinas)
Débora Mazza (FE-UNICAMP)
Nima Imaculada Spigolon (FE-UNICAMP).

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Departamento de Educação e Psicologia
 Grupo de estudos e Pesquisas sobre Política Pública da Educação Social e Educação do Jovem e do Adulto – GEPESEJA/ linha de pesquisa do GEPLAGE/UFSCAR – Sorocaba
 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação (FE) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA)

<<Ver>>

<<Ver>>

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro– Auditório 1.10 da ECHS – Polo I

NOTA: Inscrições até ao dia 06 de julho de 2018.

<<Inscrições on Line>>

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;
− Por e-mail – abelc@utad.pt;
− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.
Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).
O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22
Nota: É favor indicar o titular da conta bancária (quando não for a própria ou o próprio).

9 de Julho de 2018 @ 08:00
10 de Julho de 2018 @ 17:00