Dia do Pensamento Crítico

13 de Março @ 08:30 - 16:00

O Dia do Pensamento Crítico, tem como objetivos principais consciencializar os participantes para a importância do pensamento crítico e criativo no mundo atual e fomentar nos estudantes na sua prática, de forma sistemática e estruturada, para apoiar a resolução de problemas reais complexos e na tomada de decisão.

O encontro consiste num concurso de ideias em que se promove o uso de competências e disposições do pensamento crítico e criativo na resolução de problemas reais, quer em contextos do quotidiano, quer em contextos do mercado de trabalho. Nas sessões de trabalho, os participantes, organizados em grupos cooperativos e multidisciplinares, vão debruçar-se sobre cenários atuais, sobretudo os complexos.
No dia 13 de março, é esperada a participação de uma centena de estudantes na UTAD, distribuídos por 4 cenários relativos a problemas reais complexos (ansiedade climática nos jovens, papel da inteligência artificial na educação, impacto da literacia ou da informação na utilização de ferramentas digitais por parte dos jovens, desinformação). Os estudantes serão desafiados a integrarem um grupo e a proporem uma solução usando ferramentas de Pensamento Crítico, que serão partilhadas com eles durante a parte inicial do dia.

Trabalharão numa solução e, de acordo com uma grelha de avaliação, serão escolhidas os grupos com as melhores soluções de cada cenário para representar a UTAD no Dia do Pensamento Crítico INTERINSTITUCIONAL, dia 19 de abril de 2024, a realizar na Universidade Lusófona de Lisboa.

13 de Março
, ,