XXV EIRI (Encontro Internacional de Investigação e Reflexão)

4 de Maio de 2023 @ 08:00 - 5 de Maio de 2023 @ 17:00

Celebram-se, este ano, os 25 anos do Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI) da UTAD.25 anos de histórias e “estórias” pedem-nos tempo, silêncio, temperança, distância, paixão e empenho! Pedem-nos poesia, energia, alento e momento, para ler o que não foi escrito, fazer o que não estava previsto, e repensar o amanhã!

O mundo mudou e as Ciências Humanas e Sociais também.

Assim, no sentido de comemorar os 25 anos acontecidos e de refletir sobre os desafios do presente e do futuro, realiza-se, nos dias 4 e 5 de maio de 2023, o XXV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação da UTAD, no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).O XXV EIRI integrará cinco painéis com as seguintes áreas: Ciências da Linguagem, Ciências da Comunicação, Ciências da Cultura, Estudos Literários e Artes. Na chamada a trabalhos que aqui se propõe são lançados 5 desafios por painel:

1. Ciências da Linguagema. Rumos da linguística portuguesa no século XXI;b) Variação e mudança linguística;c) Ensino das línguas: análise retrospetiva e tendências futuras;d) Lusofonia e linguística missionária;e) Línguas em contacto.

2. Ciências da Comunicaçãoa. Fakenews, clickbaits, algoritmos: quem, o quê, quando, onde, como e porquê?b. Os media e a cultura de cancelamentoc. Jornalismo(s) em tempos de Guerrad. Das novas profissões aos novos consumos: que futuro para a Publicidade?e. Dove è l’a opinião pública?

3. Ciências da Culturaa. Cidadania cultural na era digitalb. Dinâmicas urbanas: cultura para o desenvolvimentoc. Cultura, criatividade e inovaçãod. Olhares e modos de ver a Cultura na/da Diásporae. Culturas e representações textuais

4. Estudos Literáriosa. Matrizes do pensamento ocidental nas obras de autores modernos e contemporâneosb. O texto literário e as outras artes: dialogismo, intertextualidade e intersemioticidadec. Teorias e práticas de leitura literáriad. Do classicismo às tendências contemporâneas: crítica textuale. A literatura: imanência, transcendência e revisitações artísticas

5. Artesa. Arte: percursos contemporâneos e questões emergentesb. Cultura teatral em Portugal: influências e receçãoc. Realidades múltiplas através da arted. Arte e tecnologia: um campo em expansãoe. Tendências criativas na arte

As propostas de comunicação devem indicar o painel escolhido, bem como a linha temática/desafio em que a comunicação se enquadra, até ao dia 20 de março de 2023, por correio eletrónico para eiri@utad.pt [p.f. coloque sempre em cc os e-mails dos restantes membros da comissão].

Os resumos — em português, francês ou inglês — não devem exceder duas páginas de texto, com 2.5 cm de margem dos quatro lados, fonte Times New Roman, 12 pontos, espaço e meio entre linhas, incluindo referências bibliográficas e exemplos.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica da linha temática correspondente aos 5 painéis. Os autores serão informados sobre a aceitação da sua proposta até ao dia 8 de abril de 2023.

Os artigos resultantes das palestras serão publicados a conselho de uma comissão de leitura e sob o compromisso da sua devida entrega gráfica até 31 de dezembro de 2023. Todos os artigos submetidos serão revistos com base na sua relevância, originalidade, importância e clareza.

Local: DLAC-Polo 1 da ECHS

Mais informação aqui