III Seminário Ibero Americano de História e Cultura da Alimentação

25 de Outubro de 2022 - 27 de Outubro de 2022

Sendo omnívoro, o Homem consome os recursos alimentares disponíveis na natureza controlando, modificando e selecionando com base nas suas preferências individuais e coletivas, bem como nos recursos alimentares do ambiente no qual se encontra. Assim, vão sendo tecidas as refeições, identificadas como porção de alimento consumida usualmente em ocasiões regulares durante o dia. As suas origens remetem para a complexa rede de elementos biológicos, psicológicos e socioculturais que nos diferenciam consoante aos contextos nos quais nos inserimos.

Diante destas questões, e, como parte das ações de intercâmbio de experiências técnico-científicas do campo da alimentação, nutrição e cultura para a construção e desenvolvimento de ações comunitárias direcionadas para promoção da saúde e alimentação adequada e saudável surge a terceira edição do Seminário Ibero-Americano de Alimentação e Cultura, adotando como pilar as refeições tradicionais do Brasil e de Portugal.

Este Seminário, organizado pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro – UTAD e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, dedicado ao tema Refeições, vai decorrer no auditório de Ciências Florestais da UTAD, no dia 26 de outubro.

O evento inclui certificado de participação e almoço na cantina de Quinta de Prados. Inscrições aqui.

Este ano irão decorrer durante a mesma semana, dia 25 e dia 27 de outubro, oficinas culinárias inter-culturas, na Kitchen Lab, onde haverá também lugar para a discussão reflexiva em torno da confeção culinária e degustação de pratos típicos de Portugal e do Brasil. Inscrições aqui.

25 de Outubro de 2022
27 de Outubro de 2022