Curso de Escalada, Poda e Cirurgia de Árvores

10 de Maio de 2017 @ 08:00 - 12 de Maio de 2017 @ 17:00

Cartaz: Escalada poda

A escalada de árvores envolve um conjunto de técnicas, que permitem o trabalho de poda, cirurgia, estabilização da copa e/ou recolha de sementes de árvores em condições de segurança. Esta metodologia evita o recurso a equipamento pesado, como cestas elevatórias, cuja utilização tem custos elevados e não permite uma tão boa versatilidade e mobilidade na copa.

Nesta formação, podem participar pessoas que não tenham conhecimentos prévios de escalada de árvores. É no entanto importante, que os formandos se sintam bem física e psicologicamente e que possuam conhecimentos de fisiologia, dendrologia, das formas de reação das árvores e mecanismos de defesa contra agentes bióticos e abióticos.

Dar-se-á atenção às normas de higiene e segurança, com referências às boas práticas de utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem com à escolha e aos cuidados a ter com o equipamento e a forma correta da sua utilização. Os formandos devem ainda ficar capacitados para a realização de diversos trabalhos em arboricultura e ficarem com autonomia suficiente, na utilização do equipamento.

No curso são ministradas as técnicas necessárias para a poda e cirurgia de árvores em condições de conforto e segurança; abordam-se metodologias de diagnóstico; reportam-se os mecanismos de defesa e principais reações das árvores aos agentes bióticos ou abióticos. Faz-se também uma referência à escalada para resgate, visando diminuir os potenciais efeitos de um acidente de trabalho.

No curso, aborda-se o modo a proteger as árvores, pelo uso adequado do material, bem como do equipamento de corte (serras telescópicas, tesouras e motosserra).

De um modo geral, o curso pretende conferir competências em arboricultura e permitir que os formandos venham a desenvolver trabalho nessa área de forma autónoma.

Contribuir para o desenvolvimento de competências para realização de trabalhos de cirurgia de árvores, implicando conhecimentos de escalada de árvores.

Público alvo

Profissionais, alunos de Licenciatura ou Mestrado com interesse em Silvicultura Urbana.

Pré-requisitos/Numerus clausus

1º CRITÉRIO: Habilitações Académicas;

2º CRITÉRIO: Ordem de Inscrição.

N.º Mínimo de formandos admitidos = 9

N.º Máximo de formandos admitidos= 16

NOTA: a partir do número mínimo de 9 vagas, os formandos ficam cobertos por Seguro de Acidentes Pessoais, até 25000€.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO

– O processo de avaliação é da responsabilidade do responsável do curso;

– A avaliação privilegiará a participação ativa dos estudantes e resultará da avaliação sumativa;

– Os formandos terão direito a um certificado com atribuição de ECTS ao desenvolverem um trabalho prático com estudo de caso.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

– Avaliação contínua relativa à participação e desempenho do formando (30%).

–  Desenvolvimento de um trabalho com o estudo de um caso prático (70%).

FORMADORES

NOME

Luis Miguel Martins – Responsável Científico

Francisco Coimbra – Empresa “Ávores e Pessoas”

Humberto Machado – Empresa “Culto à Natureza”

Carlos Gabirro – Empresa “Bioatasia”

1,5 ECTS

CARTAZ

<<VER>>

1 – Material usado em escalada de árvores e Normas de Segurança;

2 – Escalada de árvores usando diferentes técnicas;

3 – Reação das árvores à poda: porquê, como e quando intervir;

4 – A poda e cirurgia em condições corretas e de segurança;

5 – Descida de ramos em segurança;

6- O abate de árvores por desmonte.

DURAÇÃO

HORAS TOTAIS 42:00 h

– Horas de contacto 21:00 h

-Trabalho Autónomo 21:00h

DATAS/HORÁRIO

10, 11 e 12 de maio de 2017.

4ª feira, 10 novembro 09.00 – 17.30 h

5ª feira, 11 novembro 09.00 – 17.30 h

6ª feira, 12 novembro 09.00 – 17.30 h

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Edifício da Enenharia Rural, sala AP0.3.

APOIO

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Os formandos deverão trazer roupa justa e resistente à abrasão. O fato de treino pode ser uma boa alternativa. As botas deverão estar em bom estado e ter boa aderência;

• Durante a formação é obrigatório o uso do EPI. Este é facultado durante a realização do curso, podendo cada formando trazer o seu;

• Podem ser facultadas luvas, mas por questões de higiene, recomenda-se que cada formando traga as suas.

Profissionais: 175€

Ex alunos da UTAD: 160€

Estudantes da UTAD: 130€

<<Inscrições on line>>

Limite de inscrições até ao dia 05 de maio de 2017.

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento da ficha de inscrição (on-line no link acima indicado) e da entrega dos seguintes documentos:

1. Comprovativo em como é aluno da UTAD, funcionário ou ex aluno da UTAD ;

2. Comprovativo de pagamento do valor de emolumento (ex: talão de transferência bancária).

por uma das seguintes formas:

1. Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;

2. Por e-mail – abelc@utad.pt;

3. Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados P2; 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas as inscrições com os dados devidamente preenchidos e mediante a entrega dos documentos acima mencionados.

O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

• Transferência Bancária – IBAN PT50 0007 0000 02837000226 23.

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

Após a fase de inscrições os candidatos serão contactados.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida poderá contactar através do e-mail abelc@utad.pt

10 de Maio de 2017 @ 08:00
12 de Maio de 2017 @ 17:00