Técnicas de deteção de Mentira

18 de Abril de 2018 @ 14:00 - 19:00

A mentira faz parte da rotina de todos nós.

Verdade e a Mentira são conceitos subjetivos, porque todo contexto em que o indivíduo se insere também o é.
Mentir em certos casos pode ser uma vantagem em relação a dizer uma verdade e pode, inclusivamente, proteger uma relação interpessoal.
Mentir é assim uma arma, de entre muitas, que todos nós seres humanos temos desenvolvidas e que nos ajudam a (con)viver em sociedade.
Partindo deste pressuposto, o ato de mentir pode ser benéfico, mas também prejudicial.
Neste âmbito, conseguir detetar sinais que possam indiciar a presença de mentira torna-se uma ferramenta muito importante para o indivíduo, uma vez que lhe permite recolher informações relevantes que afiram a comunicação com o interlocutor de uma maneira mais eficaz.
O TDM foi criado sobre premissas baseadas na Antropologia, Psicologia Social, Forense e na mais recente Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais, aliando-se a estratégias com resultados comprovados e de muito fácil aplicação.
Muitos cursos desta área têm surgido, no mercado, nos últimos anos.
No entanto, a interdisciplinaridade das matérias abordadas neste curso permite uma visão alargada e abrangente da análise comportamental aplicada à deteção de mentira, o que se torna uma mais-valia na sua aplicação prática.

Através de conceitos e conteúdos inovadores, os formandos serão capazes de melhorar, significativamente, as suas técnicas de influência, no curto prazo, uma vez que a recolha de informações falseadas no sujeito permite uma comunicação mais eficaz.
É um curso essencial a todos os profissionais que, de alguma forma, precisam de desenvolver uma capacidade de observação mais cuidada numa interação interpessoal, que através da recolha de informações não verbais (como caso das micro-expressões) possam inferir informação relevante quanto às reais ideias e convicções do indivíduo.

Profissionais de Relevância: Juízes, Advogados, Psicólogos, Criminólogos, Médicos e Enfermeiros, Agentes das forças de Segurança, Coaches, Recursos Humanos, Políticos, CEOs, Diretores de Empresas, entre outros têm a beneficiar com esta formação, uma vez que os seus conteúdos podem ser aplicados aos mais variados contextos profissionais, com eficácia.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Alice Margarida Simões e Ana Paula Monteiro

COMISSÃO ORGANIZADORA

Alice Margarida Simões e Ana Paula Monteiro

FORMADOR

Dr. João Fernando Martins
Psicólogo, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses.
Dedica a sua atividade ao atendimento Clínico a crianças e adultos no Porto.
Colaborador de várias Universidades no norte do País.
Formador em várias entidades nacionais e internacionais nas áreas da Psicologia e Ciências Forenses.
Consultor em Análise Comportamental, Persuasão, Influência e Técnicas de Negociação
Formador certificado pelo IFEP, CCPFC e ISA (Internacional Security Association).

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Departamento de Educação e Psicologia da UTAD
Gabinete de Formação (GFORM)/UTAD

Módulo 1: Introdução
– Conceitos subjetivos: verdade e mentira
– Contributos Antropológicos e Evolutivos
– Modelos Psicológicos e Emocionais aplicados à deteção de Mentira

Módulo 2: Observação e Análise
– Técnicas de análise emocional
– A Linguagem Corporal e as Micro-Expressões Faciais na deteção de Mentira
– Tom de Voz e conteúdos verbais na deteção de mentira

Módulo 3: componente prática
– Análise de casos
– Exercício final
– Discussão de Resultados e Encerramento

HORÁRIO

Das 14:00h às 19:00h

<<Ver>>

CARGA HORÁRIA

Com um total de 6 horas

NÚMERUS CLAUSUS

Mínimo:20 Máximo:30

Direito a certificado de participação:

20€ Público em geral

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Complexo Pedagógico, Sala N2.01

<<Inscrições on line>>

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;

− Por e-mail – abelc@utad.pt;

− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

18 de Abril de 2018