Workshop de Fisiologia Humana

16 de Abril de 2018 @ 08:00 - 17:00

Durante cerca de 6 semanas, os alunos da UC “Fisiologia Humana II” do curso de Licenciatura em Engenharia Biomédica vão pôr em prática um projeto de grupo que terão de conceber e desenvolver em laboratório, e que visa a apresentação de um modelo que explique o funcionamento do corpo humano. Estes alunos frequentam um curso de engenharia que se foca na criação de soluções de aplicação biomédica. Deste modo, eles são desafiados a projetar e criar com base nos conhecimentos da fisiologia que já possuem e que vão adquirindo. Durante as 6 semanas, será levado à letra o termo “workshop” = ateliê, oficina de trabalho. Cada grupo integrará 4 elementos, num máximo de 7 grupos, e escolherá um aspeto particular da fisiologia dos sistemas cardiovascular, linfático, imunológico, respiratório, digestivo e urinário. Embora os trabalhos sejam da inteira responsabilidade dos alunos, durante o período de realização serão acompanhados pela docente responsável. A apresentação e defesa em público de cada trabalho terá lugar no dia 23 de Maio das 16.00h às 20.00h, e em sessões abertas a alunos e docentes de qualquer área científica. O painel de avaliação dos trabalhos inclui os docentes do grupo de fisiologia da ECAV/UTAD.

O objetivo imediato é motivar e responsabilizar os alunos para o trabalho organizado em grupo, a liderança, a competição, a hierarquização de tarefas, a pesquisa científica, a discussão (desenvolvimento de um pensamento crítico), tendo em mente o conceito de “método científico”. O objetivo a curto-médio-prazo é tornar este evento regular, abrangente, diversificado em público alvo, incluindo docentes de outros níveis de ensino, e com a participação de oradores convidados.

– os alunos da UC Fisiologia Humana II do curso de Engenharia Biomédica
– alunos de Fisiologia de qualquer curso
– alunos de Engenharia Biomédica, Bioengenharia ou quaisquer outros que tenham interesse pelos temas
– público em geral

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Maria Teresa Rangel de Figueiredo

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ana Luisa Guimarães

Ângela Maria Ferreira Martins

João Carlos Mateus

José Júlio Gonçalves

Maria Teresa Rangel de Figueiredo

Paulo Rema

Paulo Russo Almeida

Victor Pinheiro

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Grupo de Fisiologia da Escola de Ciências Agrária e Veterinárias da UTAD
Gabinete de Formação (GFORM)/UTAD

PROGRAMA/HORÁRIO

A apresentação e defesa em público de cada trabalho terá lugar no dia 23 de Maio das 16.00h às 20.00h, e em sessões abertas a alunos e docentes de qualquer área científica e ao público em geral. O painel de avaliação dos trabalhos inclui docentes do grupo de fisiologia da ECAV/UTAD e de engenharia/UTAD.

Temas alvo de apresentação de trabalho:

– Sistema cardiovascular. Funções e circulação do sangue
– Sistema respiratório. Avaliação da função respiratória
– Sistema digestivo. Órgãos e funções
– Sistema urinário. Função renal

CARTAZ

<<Ver>>

CARGA HORÁRIA

Com um total de 4 horas (das 16:00h às 20:00h)

NÚMERUS CLAUSUS

Mínimo:50 Máximo:80

Direito a certificado de participação:

– 5€ Público em geral

– 3€ Alunos da UTAD

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Sala N2.01 do Pólo I da ECAV (Ciências Agrárias).

<<Inscrições on line>>

REGRAS DE INSCRIÇÃO

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento por uma das seguintes formas:

− Presencialmente, nas instalações do Gabinete de Formação;

− Por e-mail – abelc@utad.pt;

− Por correio – Gabinete de Formação da UTAD, Quinta de Prados, 5000-801 Vila Real.

Só serão consideradas inscrições completas (com os requisitos todos), ou seja, com a inscrição “on line” com os dados devidamente preenchidos, com a documentação previamente enviada, incluindo comprovativo de pagamento do curso (ex: talão de transferência bancária).

O pagamento pode ser efectuado por:

− Cheque à ordem da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

− Transferência Bancária – IBAN PT50 0018 000346205068020 22

Os formandos deverão fazer prova do pagamento devido (ex: talão de transferência bancária).

16 de Abril de 2018